Últimas do blog

Home Blog

4 de junho, 2021

Food Service e meio ambiente: a importância do desenvolvimento sustentável no setor

A sustentabilidade vem despertando cada vez mais o interesse e a atenção de diversos setores.

Nos serviços de food service não seria diferente e, agora, empresários do ramo já vêm buscando alternativas para um trabalho que seja capaz de conciliar desenvolvimento e sustentabilidade.

Afinal, preocupar-se com essas ações faz com que os recursos naturais sejam preservados, ao mesmo tempo em que se gera economia, o que influencia nas estratégias de marketing e comunicação, atraindo os consumidores mais conscientes.

O que é sustentabilidade?

O conceito de sustentabilidade surgiu em 1987 no Relatório Brundtland, sua tradução significa “Nosso Futuro Comum”, e declara ser: “O desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.”

Por isso, para uma empresa ser sustentável, suas ações devem ser pensadas com foco nas gerações futuras, com o objetivo de diminuir as perdas decorrentes das agressões ao meio ambiente.

A sustentabilidade no setor empresarial deve ter como objetivo tratar das medidas tomadas pelas organizações para obter lucro sem prejudicar o planeta, respeitando os fatores ambientais e sociais de todo o processo em que está inserida.

Como ser sustentável no Food Service?

Já existem diversas opções para se tornar uma empresa sustentável, principalmente no ramo de alimentos.

Iniciativas que buscam reduzir o consumo de energia, reutilizar recursos e minimizar o impacto ambiental já podem ser vistas em diversos setores.

A Dispropan foi em busca deste desenvolvimento e, desde então, ações de estruturação mais sustentável foram implementadas na empresa.

O investimento em energia fotovoltaica, além de econômico, vai de encontro a sustentabilidade e já trouxe para a empresa bons resultados.

Segundo Alessandro Alcântara Mendes, Coordenador de Operações da Dispropan, as vantagens de investir em um sistema fotovoltaico são enormes, principalmente no que diz respeito à responsabilidade social no aspecto de sustentabilidade ambiental.

“Temos um sistema que nos permite acompanhar a geração na íntegra de forma eletrônica – online- e tomar medidas necessárias em casos de divergências”, ressalta Alessandro.

O coordenador de operações também explica como esse projeto aconteceu na Dispropan.

“O interesse por este sistema foi por estarmos antenados com o mercado, pois, tudo que surge de inovações sempre merece estudos e análises para sempre colocarmos a empresa em destaque, tornando-a mais forte em todos os quesitos e em condições de atender ao mercado com custos acessíveis e serviços de qualidade.”

Além da energia fotovoltaica, a Dispropan também implementou outros sistemas mais sustentáveis, como o tratamento de resíduos sólidos.

O tratamento de resíduos sólidos é um conjunto de métodos, operações e uso de tecnologias apropriadas, aplicáveis aos resíduos, desde sua produção até o destino final, com o objetivo de mitigar o impacto negativo sobre a saúde humana e o meio ambiente.

“É mais um projeto de compromisso com o meio ambiente e também a busca de redução de perdas e tratamento específico para cada resíduo/rejeito aqui na Dispropan”, explica Alessandro. “Todos os nossos rejeitos (madeiras, papel, papelão, produtos avariados, e outros) recebem os devidos tratamentos de separação, acondicionamento e envio para os  descartes atendendo às normas vigentes no país.”

Tudo isso, com o objetivo de alinhar a preservação do meio ambiente, reduzir impactos nas mudanças do clima, mantendo ao mesmo tempo uma empresa saudável e competitiva.

Se você quer aprender mais sobre o trabalho da Dispropan, acompanhe nossas redes sociais: www.instagram.com/dispropanltda e www.facebook.com/dispropan.