Fale por Whatsapp

Últimas do blog

Home Blog

11 de fevereiro, 2021

Diversificar para multiplicar. Aprenda a vender muito além de ovos na Páscoa

Você sabia que quando os primeiros ovos de chocolate foram criados na França e Alemanha, no século 19, eles eram amargos e duros? Com o tempo eles se tornaram mais sofisticados e saborosos, e caíram no gosto popular. O que isso tem a ver com a nossa matéria? Tudo.

Nenhum outro dito popular encaixa tão bem na Páscoa desse ano como “nunca coloque todos os ovos na mesma cesta”. Com uma economia que busca se reerguer e as incertezas impostas pela pandemia do coronavírus, diversificar a produção é a saída para que as vendas não sejam negativas.

“Se os ovos de chocolate são os queridinhos, outras opções como as colombas e pães já vêm tomando as prateleiras nos últimos anos, com releituras, receitas inovadoras e embalagens que fazem os clientes comprar com os olhos”, revela Ana Beatriz Freitas, supervisora de vendas da Dispropan.

Como fazer diferente?

Sim, a Páscoa é a data comemorativa do ano em que mais se presenteia com chocolate (seguido de aniversários e Dia dos Namorados). O que pouca gente sabe é que, segundo uma pesquisa da Taste Tomorrow, 77% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos artesanais – que podem ser classificados em feito à mão, feito por um artesão e criado ou feito na loja.

Uma alternativa que vem crescendo bastante são as colombas, que, segundo a lenda, pôs fim em uma guerra entre dois povos do norte da Itália. Com seu formato de pombo, ela pode ter sua massa confundida com a do panetone, mas seu sabor que remete à laranja e o uso maior de manteiga e ovos, traz mais leveza à receita.

Em 2020 a Bauducco simplesmente dobrou a quantidade de produção do produto e investiu em colombas menores, buscando alcançar diferentes tipos de consumidores e promovendo uma maior experimentação por quem nunca comeu.

O que não pode ser deixado de lado são as embalagens. Elas podem ter temáticas presenteáveis, estimular a ludicidade, ser luxuosas e caprichadas, trazer bilhetes personalizados ou até mesmo ser recicláveis e feitas à mão. O importante é oferecer opções para que o cliente encontre aquilo que mais lhe traga satisfação.

Antecipe para vender mais

A antecipação das estruturas de Páscoa dos supermercados é uma tendência que se repetirá em 2021. E isso não pode ser diferente nos outros setores do food service. Planejamento para divulgar seus produtos e já marcar presença na memória do cliente é uma ação essencial.

Não é difícil lembrar de algum negócio que você conheça que criou demanda por encomenda e esgotou a venda de algum dos seus produtos pascais. Padarias, confeitarias, doceiras caseiras, restaurantes. Todos esses negócios podem aumentar suas vendas de Páscoa se diversificarem seus produtos, pesquisarem tendências e venderem muito além de chocolate.

Quer saber o que vem de novo por aí e aprender receitas dos melhores fornecedores do mercado? Acompanhe nossas redes sociais e nos mande um “Oi” no nosso WhatsApp. Nossa missão é fazer sua Páscoa ser doce e lucrativa!